Menu Fechar

Centro de Bem Estar Social de Alheira

Centro de Bem Estar Social de Alheira

Roteiros-de-Portugal-Braga-Barcelos-centro-de-Bem-estar-Social-de-Alheira

Centro de Bem Estar Social de Alheira

Em 20 de Marco de 1991, foi instituída oficialmente por escritura publica a Associação designada por “Centro de Bem Estar Social de Alheira”, com sede no lugar da Fonte, freguesia de Alheira, concelho de Barcelos, posteriormente alterada a sede para o lugar da Igreja e atualmente com a implementação de toponímia, sediada na Rua da Devesa, nº. 191, da União de Freguesias de Alheira e Igreja Nova, concelho de Barcelos (4750-053).

Inicialmente e Estatutariamente a Associação foi criada com um objetivo social alargado, designadamente, apoio à Terceira Idade, com Lar residencial, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, e apoio à Infância, com Creche e Jardim de Infância.

Registada como pessoa coletiva, com NIF 502547782 e contribuinte da Segurança Social com o NISS 2004336631, foi qualificada como Instituição de Utilidade Publica e Instituição Particular de Solidariedade Social conforme inscrição no. 70/93, a fls. 145 Verso do Livro no. 5 das Associações de Solidariedade Social, considerando-se valido desde 16/09/1991

Após a aquisição de terreno, com a colaboração da Camara Municipal, e efetuado um estudo das necessidades sociais da área de abrangência, foi decidido, com apoio e conivência da Segurança Social, elaborar projeto que englobasse a área da infância, designadamente CRECHE e JARDIM DE INFÂNCIA, considerando a existência de uma associação, na freguesia, que se dedicava essencialmente à terceira idade.

Já na fase de construção, foi posto em apreciação o facto de já existir em Alheira um Jardim de Infância do Setor Publico (Ministério de Educação) a funcionar em instalações emprestadas pela Paroquia (Centro Paroquial) e não se justificaria outro no Setor Associativo. Situação que originou conversações com a câmara Municipal para que assumisse o espaço afeto ao Jardim de Infância e nele instalasse o Jardim de Infância Publico, o que veio a acontecer, situação formalizada por protocolo celebrado na data, ficando a Instituição com o encargo de apoiar o Jardim de Infância na parte do CAF – Complemento de Apoio à Família e serviço de Refeições.

Posteriormente e com o apoio da Segurança Social, no ano 2000, a Associação iniciou o trabalho especificamente vocacionado para o sector da Infância, designadamente com Creche e Apoio ao Jardim de Infância com prolongamento de Horário (Apoio à Família), após a construção de raiz, do edifício sede.

O Edifício sede é composto por três pisos, sendo dois com acesso pedonal direto, designadamente o Rés-do-chão composto por um Salão multiusos e uma sala da Creche; e primeiro andar composto por polivalente (sala de refeições), Cozinha e dependências de apoio, lavandaria, Salas de berçário; salas de 1/2 anos e 3 anos, salas de apoio, e receção com gabinete técnico. O terceiro piso sem aceso direto do exterior, composto por uma sala de direção e reuniões e área de apoio ao pessoal.

Relativamente à atividade principal, iniciamos com 30 utentes na creche e com protocolo de cooperação com a Segurança Social. Dada a procura de lugares e a consequente lista de espera, decidimos em 2005, promover algumas alterações e criar condições para um numero de 45 utentes, para o qual tivemos o aval e consequente protocolo com a Segurança Social.

A frequência manteve-se sempre em pleno, com lista de espera considerável, e decidimos, promover a construção de mais uma sala, após consulta com a Segurança Social, da qual obtivemos o aval em 2010. Após a conclusão das obras aumentamos a capacidade para 66 utentes e formalizamos protocolo, para 60 utentes, percentagem habitual da Segurança Social.

No ano letivo 2016/2017, tivemos afluência inesperada de candidatos com idade de Berçário, pelo que efetuamos alterações internas, com a sugestão da Segurança Social, para passarmos a ter duas salas de berçário, uma com capacidade para 10 crianças e outra com capacidade para 8, pelo que passamos de 11 para 18 utentes, com idade de Berçário.

 

Com este redimensionamento dos espaços, mantivemos a capacidade global de 66 utentes, confirmados pelos serviços da Segurança Social. Aguardando a melhor oportunidade para formalizar o alargamento do acordo para os seis que não estão contemplados e mesmo assim continuamos com incapacidade de responder a todas as solicitações, mantendo nesta data uma lista de espera notável.

De salientar que este crescente aumento de procura se deve às condições oferecidas às famílias, não só́ pelo ambiente interno da Instituição, pelo empenho e qualificação dos profissionais, pelas atividades extra curriculares desenvolvidas (musica, dança, babyoga e inglês), mas, muito especialmente, pela rede de transporte que no decurso da nossa atividade fomos desenvolvendo. Duas carrinhas de 9 lugares, e um mini autocarro de 22 lugares.

Não menos importante é a malha de parceiros que nos permite oferecer um serviço de excelência e facilita uma programação que subscreve a intergeracionalidade e o contacto com a comunidade mais alargado.

O Centro de Bem Estar Social de Alheira, exatamente pela rede de transportes, tem uma área de intervenção inter-concelhia e até inter-distrital. Temos utentes das áreas de Barcelos, Ponte de Lima e Vila Verde.

Estamos inseridos num área essencialmente rural e operaria, com famílias de recursos médios/baixos, com horários laborais difíceis de conjugar, o que nos impõe o horário alargado de funcionamento da Creche, abertura às 07.30 horas e encerramento às 19.00 horas, e que justifica em pleno a rede de transportes, que pretendemos melhorar.

A condição económica e social da maioria dos nossos utentes (famílias), justificam as comparticipações de valor medio e medio baixo que praticamos. Mas a qualidade do serviço é testada pela qualificação formalizada pelos utentes, confirmada pelos questionários elaborados, anualmente. Atualmente estamos a implementar o sistema de Gestão de Qualidade, visando no futuro obter a certificação.

Esta Instituição que apoia um numero considerável de freguesias, com o equipamento de transporte e com as instalações referidas, tem ao serviço um numero global de 16 trabalhadoras, todas do sexo feminino, sendo a administração garantida pelos elementos da direção, que prestam serviço em regime de voluntariado.

Como projetos de futuro, tendo em consideração o desenvolvimento industrial que se tem verificado nos últimos anos, na nossa área de intervenção, temos em vista promover um estudo de parceria com as entidades patronais no sentido de criar ações de ligação e de acolhimento, que visem proporcionar aos pais e crianças maior interatividade e ligação afetiva.

A sustentabilidade e viabilidade futura desta resposta assenta numa colaboração estreita com varias entidades-chave que concorrem para que a resposta aposte, dia – após – dia, na melhoria.

Os contributos dos nossos associados, bem como as atividades de angariação de fundos, assegurada pela comparticipação dos pais e dos respetivos protocolos de cooperação, com diversas entidades, tem permitido uma estabilidade económica e financeira. No sentido de servir o tecido empresarial, a eventual instalação de uma delegação (ponto de recolha) na área do polo industrial sediado em Roriz, pode constituir uma fonte de rendimento particular.

Como complemento para redução de custos, associados ao uso de energias alternativas, temos em estudo a possibilidade de instalação de painéis solares fotovoltaicos.

De notar que o edifício contiguo, afeto ao Jardim de Infância, reforça a confiança e integração na Creche, pela possibilidade de continuidade, que os pais muito apreciam.

O nosso sistema de informação e comunicação baseia-se numa pagina on-line, neste momento em construção, no Faceou, na pagina da rede social alojada no servidor do Município, nos sites da CNIS e UDIPSS e na imprensa local, sempre que os acontecimentos cativam o interesse jornalístico. A destacar a ruralidade, as redes de vizinhança e de interajuda que constituem um veiculo muito eficaz na promoção da nossa Creche.

 

Paralelamente com a atividade principal, realizamos anualmente varias atividades destinadas aos sócios, aos utentes e pais e à população em geral, para convívio e desenvolvimento de relações com a população a quem servimos, designadamente: Festa de Natal; Magusto; Passeio Convívio e festa de conclusão do ano.

Contactos

Telefone: 253 880 764 Telemóvel: 966 990 192 Telemóvel: 966 990 129

                                    creche.cbesa@gmail.com     https://www.creche-alheira.pt

Ou pode-nos visitar

Rua da devesa, 191     4750-053 Alheira (Barcelos)

  • Empresa : Centro de Bem Estar Social de Alheira
  • NIF : 502547782
  • CAE : 88910 - Actividades de cuidados para crianças, sem alojamento 85100 - Educação pré-escolar
  • Telefone : 253880764
  • Telemóvel : 966 990 129
  • Telemóvel : 966 990 192
  • E-mail : creche.cbesa@gmail.com
  • Website
  • Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Notice: Undefined index: location in /home/roteiro/site.roteirosdeportugal.pt/wp-content/plugins/classified-listing/app/Controllers/RtclPublic.php on line 176

Notice: Undefined index: category in /home/roteiro/site.roteirosdeportugal.pt/wp-content/plugins/classified-listing/app/Controllers/RtclPublic.php on line 186

Notice: Undefined index: user_listings in /home/roteiro/site.roteirosdeportugal.pt/wp-content/plugins/classified-listing/app/Controllers/RtclPublic.php on line 196

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/roteiro/site.roteirosdeportugal.pt/wp-includes/functions.php on line 4759